×
Início Programação Inscrição Login Contato

PROGRAMAÇÃO

Mais de 50 workshops e vivências online

Convidamos facilitadores reconhecidos em todo Brasil por sua contribuição na partilha da CNV

VIVA CONOSCO O PODER DA COMUNIDADE!

Festival Brasil de Comunicação Não Violenta

12, 13 e 14 de março 2021

online

Programação pré-festival

10/03/21 - 20h às 21h30

Abertura com introdução divertida ao nosso festival.

Apenas para inscritos no Festival

Confira as presenças confirmadas*

*A programação está sujeita à mudanças
O Festival acontecerá em nosso site através do aplicativo Zoom
As vivências, workshops e palestras ficarão gravadas em nossa plataforma
Material de apoio será oferecido em nossa biblioteca
Realizando sua inscrição você terá acesso à todos os conteúdos

14:00 às 16:00

foto da palestra

Abertura do Festival Brasil de Comunicação Não Violenta

Equipe festival Brasil CNV

Chegou o grande dia!!! Como você chega para o festiva? Quais suas motivações e o que vamos viver aqui que poderá contribuir de forma significativa para sua vida? Nesse espaço vamos poder conhecer algumas pessoas que estarão conosco, viver a expressão autêntica e nos organizar para o que virá!

16:00 às 18:00

foto da palestra

Jogo: Circuito do Coração

Daniel Siqueira

Nesta vivência online do Jogo de tabuleiro Circuito do Coração, iremos percorrer com base na CNV, de forma lúdica e educativa os caminhos simbólicos de nossa estrutura psíquica.

16:00 às 18:00

foto da palestra

O Despertar do Coração Girafa

Jéferson Cappellari

Usando uma linguagem de vida, podemos dissolver o paradigma do guerreiro para adentrar no do cuidado podemos despertar o Coração Girafa, te convido a explorar esse caminho comigo!

16:00 às 18:00

foto da palestra

Ligue o Cuide-se, SAÚDE E CNV como o despertar o autocuidado

Thays Rettore

Você sabe que pela OMS, saúde vai muito além da ausência de doenças, é preciso considerar o bem-estar físico, mental e social. A CNV pode ser uma das fórmulas para que possamos experimentar a saúde de forma plena! Quer saber mais? Vem com a gente, ligue o cuide-se

18:00 às 20:00

foto da palestra

Da CNV como modelo para CNV de rua: quando a CNV salva vidas, literalmente inclusive!

Fernanda Fagundes Alves

Nessa vivência vamos olhar para nossa jornada de aprendizado da CNV refletindo sobre o expressar autêntico e a escuta empática em situações adversas vivenciadas em situações do dia dia e em conflitos em geral. Eu estarei compartilhando por exemplo aprendizados em momentos mais desafiadores, com no dia em que impedi que um adolescente matasse outro a facadas. Também estarei te apoiando para sua própria vivência da CNV verdadeira e consciente trazendo algumas atividades práticas.

18:00 às 20:00

foto da palestra

Diálogos raciais autênticos

Silvia Silva

No Brasil para que tenhamos "uma vida mais maravilhosa" precisamos falar sobre racismo. Mais que isso: precisamos agir sobre esse fenômeno que organiza a vida de todos nós, de forma consciente ou não. Assim, com o suporte da CNV, propomos a investigação do racismo em nós, bem como a criação de estratégias para sua superação reconhecendo esta atitude como um compromisso com a luta antirracista e uma prática da Comunicação Não-Violenta em nível sistêmico.

18:00 às 20:00

foto da palestra

Autoempatia para mediadores(as) de conflitos: como despertar a sua força interior e experimentar mais conexão na sessão de mediação, à luz da CNV

Lua Melo

A ideia é compartilhar a importância do(a) mediador(a) cuidar de si, acolher-se, a fim de cultivar o espaço interno necessário para acolher os(as) mediandos(as), escutar com presença e ter energia para facilitar o diálogo – com uma conexão mais profunda – sem anular a si mesmo(a), ou seja, cuidando de sua saúde mental. Após explicação teórica do caminho da autoempatia, à luz da CNV, e depois de compartilhar casos reais e desafios vivenciados por mim, na minha atuação como mediadora (mediações presenciais e online): proposta de prática de autoempatia, utilizando papel e caneta, onde cada participante poderá identificar conflitos internos, sentimentos, necessidades e fazer escolhas conscientes para cuidarem do que é importante para eles(a). A ideia é mostrar que é possível trazer

20:00 às 22:00

foto da palestra

A Trilha da Comunicação Consciente no Trabalho

Andréa Corradini

" Pela forma como nos organizamos em sociedade, muitos de nós passamos grande parte do nosso tempo trabalhando. Em qualquer área de atuação, na base das relações profissionais está a comunicação – seja com pessoas que trabalham conosco, com clientes, e até com nós mesmos. Nessas dinâmicas, muitos desafios aparecem: a diferença entre o que é dito e o que é escutado, a escuta presente, dinâmicas de poder e conflitos, feedbacks. Nessa mini oficina, percorreremos a Trilha da Comunicação Consciente no Trabalho, dialogando sobre alguns caminhos que a Comunicação Não Violenta nos indica a percorrer para trabalharmos com relações mais autênticas e empáticas. "

20:00 às 22:00

foto da palestra

Roda de empatia

Equipe festival Brasil CNV

Nesse espaço em grupo ou em duplas poderemos viver a escuta e expressão autêntica. A equipe de voluntários irá apoiar a organização do espaço para que você seja acolhido e possa contribuir com demais.

20:00 às 22:00

foto da palestra

Diálogo Interno: usando a CNV com a gente mesmo

Carolina Nalon

Você já percebeu o quanto você pode ser cruel com você mesma? Muitas vezes, em meio a alguma dificuldade nós somos as primeiras a nos julgar, criticar e maltratar. Essa atividade que faremos juntas vai ser uma maneira de aprendermos a sermos uma melhor companhia para nós mesmas, entendendo o que pode estar por trás de tantas opiniões que temos a respeito de nós mesmas. Um caminho de descoberta para autocompaixão.

08:00 às 10:00

foto da palestra

Programação para as crianças: Você tem medo de que?

Ayla Fideles

"A CNV abre espaços importantes para desenvolver o olhar da criança para a cooperação, o respeito mútuo, compreender sentimentos e necessidades por meio de atividades que passam pelas mais diversas situações do dia a dia da criança. Esse encontro foi desenvolvido com amor, cuidado e muita alegria para crianças de 7 a 13 anos. O que trabalharemos nesse momento lindo: - um caminho de respeito mútuo e parceria. - a importância da expressão autêntica com amor. - prática para escutar com atenção e presença. Materiais para a vivência: Papel e lápis"

08:00 às 10:00

foto da palestra

Re-descobrir o PODER pelo olhar da CNV

Sumaya Dounis

"Pelo olhar da CNV, o que seria PODER? Quanto e como exerço poder? Qual a relação do meu corpo com o poder? Como escolho viver o significado de poder na minha vida? Será que explorar esse tema poderia me levar a novos espaços de descoberta sobre minha relação comigo, com a vida e com o outro? Desde que comecei a investigar o significado de poder com um olhar de CNV, acessei novos lugares de questionamento e possibilidade de escolha sobre como vivo e quero viver o poder na minha vida. Acredito que mergulhar nesse tema será muito enriquecedor para nós. Vamos juntes?"

08:00 às 10:00

foto da palestra

Honrando nossos lutos!

Iaçanã Woyames

"Onde foi que perdemos o direito de sentir nossos lutos? De sentir tristeza, raiva ou medo, sem ser lembrado que o sol brilha lá fora ou como eu sou privilegiado? Como cuidar dos meus lutos? Um convite para pensar o luto como uma outra forma de falar de autocompaixão. Uma vivência que propõe uma reflexão sobre viver nossos lutos e permitir o sentir. Quando seremos convidados a celebrar e também enlutar. Honrando nossos lutos, e isso inclui, nossas perdas, apegos ou mesmo ações que não foram realizadas como desejávamos ou quando fomos menos do que perfeitos. Falaremos ainda do o luto conectado à vida amparado no fato de reconhecer o que não foi realizado (fato) e identificar quais necessidades são importantes para você que não puderam ser atendidas naquele momento. "

10:00 às 12:00

foto da palestra

Sagrada Empatia entre Mulheres

Debora Gaudencio

Vivência para auto-conexão e consciência do potencial transformador da relação de empatia entre mulheres. Vamos juntas?

10:00 às 12:00

foto da palestra

Como a empatia pode nos ajudar a lidar com a exaustão do dia a dia

Cida Oliveira

A vivência "Como a empatia pode nos ajudar a lidar com a exaustão do dia a dia" pretende apresentar os conceitos básicos do que é empatia dentro da proposta da CNV e oferecer exercícios práticos para o cotidiano, que podem ajudar a dar sentido e espaço interno para nossos sentimentos e a prevenir e lidar com a exaustão causada pela inabilidade em lidar com os próprios sentimentos e a de traduzir as mensagens do outro (escuta empática), muitas vezes, difícil de ouvir.

10:00 às 12:00

foto da palestra

Transformando sistemas de Dominação

Sandra Caselato e Yuri Haasz

(Para acessar a gravação da palestra clique na pasta azul ao lado) “Se eu utilizo a Comunicação Não-Violenta para liberar as pessoas para que fiquem menos deprimidas, para se darem melhor com sua família, mas não as ensino, ao mesmo tempo, a usar sua energia para transformar rapidamente os sistemas do mundo, então faço parte do problema. Estou essencialmente acalmando as pessoas, tornando-as mais felizes de viver nos sistemas como são, então estou usando a CNV como um narcótico ”. - Marshall Rosenberg, Retiro de Justiça Social na Suíça, junho de 2005. A CNV, em sua essência, nos propõe uma mudança de paradigma na maneira como vivemos e atuamos no mundo. Propõe que transformemos relações de dominação baseadas em imposição e submissão para relações de parceria onde as necessidades de todos são igualmente consideradas. Para que essa mudança seja realmente efetiva, ela precisa ocorrer em três níveis ou âmbitos: intrapessoal, interpessoal e coletivo/estrutural, ou seja, (1) na maneira como nos relacionamos conosco mesmos internamente (como nos sentimos e nosso modo de pensar sobre nós mesmos, os outros e as situações), (2) como nos relacionamos com as pessoas à nossa volta (familiares, amigos, colegas de trabalho, etc) e (3) como participamos na criação e transformação de ambientes coletivos e estruturas sociais e culturais. Junte-se a nós nesta oficina onde investigaremos juntos maneiras de nos tornarmos mais conscientes dos sistemas de dominação em que estamos imersos e que nos permeiam. Vamos buscar identificar como e quando sofremos os efeitos desses sistemas e os perpetuamos, muitas vezes sem querer. O objetivo é aumentar nossa capacidade de escolher como queremos contribuir para o mundo onde sonhamos viver!

12:00 às 14:00

foto da palestra

Café- virtual: ações de integração para transformação social

Equipe festival Brasil CNV

Um espaço de encontro, conexão com as necessidades que nos movem para uma busca da transformação social e a convergência de ações ao longo do ano integrando nossa comunidade.

12:00 às 14:00

foto da palestra

Roda de empatia com Rebeca Lisboa e Agda Ribeiro

Equipe festival Brasil CNV

Nesse espaço em grupo ou em duplas poderemos viver a escuta e expressão autêntica. A equipe de voluntários irá apoiar a organização do espaço para que você seja acolhido e possa contribuir com demais.

12:00 às 14:00

foto da palestra

Espaço aberto e criativo

Equipe festival Brasil CNV

Entrar para bater um papo, conhecer novas pessoas da nossa comunidade, fazer uma apresentação artística, oferecer uma vivência, convidar pessoas para um escuta empática, nesse espaço tudo é possível . Nossa equipe vai estar apoiando na organização desse espaço aberto para propostas dos participantes.

14:00 às 16:00

foto da palestra

O potencial transformador da raiva nas relações

Vladimir da Matta

Como gerar conexão e autenticidade mesmo quando a raiva é o sentimento predominante? Essa é uma pergunta que a CNV responde olhando para o propósito surpreendente da raiva: enriquecer nossas vidas. Ao invés de lidar com a raiva reprimindo sentimentos ou agredindo alguém, podemos encontrar alternativas pela consciência das necessidades que sustentam esse sentimento e da nossa responsabilidade por transformar a energia da raiva em ações que possam enriquecer nossas vidas e a dos outros."

14:00 às 16:00

foto da palestra

Comunicação Não Violenta e Transformação Social

Daniella Dutra e José Maria Dutra

A professora Bader Sawaia nos ensina que por trás da desigualdade social há sofrimento, medo, humilhação, mas há também o extraordinário milagre humano da vontade de ser feliz e de recomeçar onde qualquer esperança parece morta. E a CNV pode contribuir para realizar esse potencial de transformação e promover a reconexão com a alegria de viver, nos ajudando a elucidar o sistema de afeto que sustenta a dominação e promover novas formas de relacionamento para a superação do sistema econômico capitalista.

14:00 às 16:00

foto da palestra

Escolhas conscientes, decisões autênticas

Wander Torres

Por que escolhemos o que escolhemos? E por que decidimos o que decidimos? Por vezes, em processos de escolhas e decisões, somos tomados por inúmeras dúvidas, incertezas e nem sempre, ao escolher e decidir, honramos aquilo que é importante para nós. Disso decorre que muitas vezes não nos conectamos com a vida que pulsa em nós e continuamos a viver sem sentido e propósito, por exemplo. A proposta da atividade é um convite para mergulharmos no universo das escolhas e decisões apoiados pela Comunicação Não-Violenta em vista de coerência, expressão e liberdade.

16:00 às 18:00

foto da palestra

Lidando com conversas difíceis.

Camile Passareli

Nessa vivência, falaremos sobre as conversas difíceis (conflitos) e como podemos exercitar uma outra forma de lidar com elas pela perspectiva da CNV.

16:00 às 18:00

foto da palestra

Construindo o mundo que quero viver dentro de mim

Silvio de Barros

A transformação social que quero ver no mundo começa na minha transformação interior. A proposta será mergulharmos em nosso interior, com muita auto compaixão, para pesquisarmos os padrões e diálogos internos que interferem na nossa presença e que me desestabilizam diante de alguns estímulos.

16:00 às 18:00

foto da palestra

Mudando a chave da desconexão para conexão.

Juliana Maroto e Polliana Ramos da Konekti

Vamos praticar a mudança de chave da desconexão para a conexão nos nossos relacionamentos. Que tal perceber o que acontece quando você muda o foco da sua atenção do velho paradigma do certo x errado para o que é importante para todas as pessoas? A gente vai viver juntos essa jornada, com o apoio das ferramentas da série CNV Ilustrada!

18:00 às 20:00

foto da palestra

CNV e nossas personas

Muriel Magalhães

A vivência tem como proposta fazer uma breve exposição sobre como a consciência das nossas personas nos apoia a viver a Comunicação Não-Violenta no dia a dia.

18:00 às 20:00

foto da palestra

Peça de teatro: " A única certeza"

Lu Schutte

Lidar com grandes perdas, luto e morte pode ser uma arte. Nessa apresentação somos tocados por diferentes faces da nossa condição humana frente à morte e ao luto. Nessa peça de transbordamento de amor, fazemos contato com nosso coração, em delicadeza, diante de um assunto tão difícil e dolorido. E depois podemos refletir juntos sobre como ela nos toca. A peça terá duração de aproximadamente 1 hora e depois realizaremos escuta empática sobre o tema.

18:00 às 20:00

foto da palestra

Como ser menos reativo e usar CNV em momentos desafiadores sob a perspectiva de Mindfulness

Luciana Martins

Você gostaria de agir de forma criativa trazendo a consciência de CNV mais e mais às suas interações, principalmente as mais desafiadoras ? Gostaria de "agir" mais e "reagir" menos, repetindo de forma automática padrões de comportamento que não lhe servem mais? Nesse encontro exploraremos algumas formas como a Atenção Plena / Mindfulness pode nos apoiar a trazer espaço interno em nossas vidas diárias para sair do automatismo e escolhermos conscientemente nos conectar com nossas intenções e com o que está vivo em nós. E a partir daí nos expressarmos de forma autêntica e compassiva e praticarmos a presença na escuta para o que está vivo no outro.

20:00 às 22:00

foto da palestra

Quando o cuidado floresce? Reflexões sobre a Comunicação Não Violenta como facilitadora de relações de cuidado

Lucas Alves

A proposta é dialogar diante da diferenciação de “cuidar por” e “cuidar com”, como a Comunicação Não Violenta pode apoiar a criar as condições necessárias para que o cuidado floresça em um momento de encontro.

20:00 às 22:00

foto da palestra

Roda de empatia

Equipe festival Brasil CNV

Nesse espaço em grupo ou em duplas poderemos viver a escuta e expressão autêntica. A equipe de voluntários irá apoiar a organização do espaço para que você seja acolhido e possa contribuir com demais.

20:00 às 22:00

foto da palestra

Palco aberto: sarau

Equipe festival Brasil CNV

Que tal compartilhar o seu " não talento" ou fazer uma apresentação artística para nós?

08:00 às 10:00

foto da palestra

O ABC do Girafez

Jéferson Cappellari

Como viver a CNV nas relações diárias? Te convido a vivenciar aprendizados significativos de uma comunicação emocional eficaz que contribui de um modo direto e poderoso para a paz nos relacionamentos.

08:00 às 10:00

foto da palestra

Meditação: Presence in Longevity Training

Sandra Woo

Promover um Estado de Conexão e Presença para seu Potencial Maior.

08:00 às 10:00

foto da palestra

CNV para pais

Laila Tonelli

Nessa atividade te convido a viver autocuidado e relações mais respeitosas e humanas em casa a partir da conexão com as crianças.

10:00 às 12:00

foto da palestra

Começando pelo começo: Abordagem Centrada na Pessoa, a base da CNV.

Fred Barão

"Te faço um convite para mergulharmos na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP): o “Jeito de Ser” que inspirou e sustentou as pesquisas de Marshall Rosenberg. Vamos entender como Carl Rogers, pai da ACP e mentor de Marshall em seu PhD, foi fundamental para o desenvolvimento da Comunicação Não Violenta."

10:00 às 12:00

foto da palestra

Comunicação Não Violenta para professores

Daniela Ferrari

Nessa vivência vamos abordar a CNV no apoio ao professor no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

10:00 às 12:00

foto da palestra

Certificação em CNV: conversa com Yuri Haasz

Yuri Haasz

(Para acessar a gravação da palestra clique na pasta azul ao lado) Venha celebrar conosco a certificação do primeiro brasileiro pelo Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNVC)! Yuri Haasz vai compartilhar um pouco da sua trajetória com a CNV, tirando dúvidas e partilhando aprendizados do seu processo de certificação.

12:00 às 14:00

foto da palestra

Roda de empatia

Equipe festival Brasil CNV

Nesse espaço em grupo ou em duplas poderemos viver a escuta e expressão autêntica. A equipe de voluntários irá apoiar a organização do espaço para que você seja acolhido e possa contribuir com demais.

12:00 às 14:00

foto da palestra

Café virtual: ações de integração para transformação social

Equipe festival Brasil CNV

Um espaço de encontro, conexão com as necessidades que nos movem para uma busca da transformação social e a convergência de ações ao longo do ano integrando nossa comunidade.

12:00 às 14:00

foto da palestra

Espaço aberto e criativo

Equipe festival Brasil CNV

Entrar para bater um papo, conhecer novas pessoas da nossa comunidade, fazer uma apresentação artística, oferecer uma vivência, convidar pessoas para um escuta empática, nesse espaço tudo é possível. Nossa equipe vai estar apoiando na organização desse espaço aberto para propostas dos participantes.

14:00 às 16:00

foto da palestra

Programação para toda a família: Expressar o que vem do coração e viver a empatia como base da família.

Cristina Lobato

Nessa vivência para toda a família vamos viver a ciranda do ser: com arte e alegria vamos fortalecer a convivência pela expressão autêntica do coração e empatia. Será uma vivência lúdica e interativa de conexão, especialmente com nossas crianças!

14:00 às 16:00

foto da palestra

Lidando com as Redes Sociais e o Mundo Virtual sob a Consciência de sentimentos e Necessidades da CNV

Luciana Martins

Como você tem se sentido com sua exposição às redes sociais e o mundo virtual? Feliz, conectado, estimulado, confuso, entristecido ou cansado ? Te convido a explorarmos juntos como a CNV pode ser um bom mapa para navegar os desafios digitais dos tempos atuais encontrando estratégias que apóiem o que é importante para cada um de nós. Sugiro que veja o documentário : “Dilema das Redes” - disponível na Netflix

14:00 às 16:00

foto da palestra

O lado bom dos julgamentos

Cristiane Chaves

A vivência pretende trazer um novo olhar pros julgamentos. Talvez você também já tenha escutado alguém lhe dizer "pare de julgar!" e essa lembrança tira sua energia toda vez que se percebe julgando algo ou alguém, principalmente se você está se esforçando para trazer um coração mais puro para as relações. Tentamos isso por alguns anos de nossas vidas até que, de forma libertadora, nos encontramos com a beleza que os julgamentos carregam e com o poder de escolha que temos diante deles. Vamos falar um pouco mais sobre isso e, juntos, experimentar uma prática de ouvir, com amorosidade e acolhimento, o julgamento.

16:00 às 18:00

foto da palestra

Diálogo entre Paulo Freire e Marshall Rosenberg: a conscientização como caminho de empatia e honestidade para transformação das relações

Fernanda Fagundes Alves

Em vários momentos Marshall Rosemberg cita as realizações de Paulo Freire como inspiração para o desenvolvimento da Comunicação Não Violenta e ficamos imaginando como seria o diálogo entre esses dois queridos mestres. Nessa vivência vou compartilhar alguns aprendizados com ambos para o trabalho social em comunidades de risco. Será um momento de conexão e partilha com o que cada participante valoriza realizar e a beleza do agir consciente do propósito de empatia e honestidade.

16:00 às 18:00

foto da palestra

Programação para toda a família: arte e empatia

Corinne Julie Ribeiro Lopes, Cristiane Frade Marques e Camila Marques

A proposta desta vivência é refletir sobre a empatia na vida cotidiana a partir da literatura e da arte. Tragam tintas, papel, massinha, canetinha e outras coisitas mais.

16:00 às 18:00

foto da palestra

FeedBack com base em CNV

Erika Nahass

Seu feedback Vamos Editar? A ideia é dar e receber um feedback como você já faz normalmente E após redigi-lo em poucas palavras ...solicitarei uma edição baseada na técnica Do Feedback PRESENTE

18:00 às 20:00

foto da palestra

Encerramento do Festival: Um novo começo de conexões com a comunidade CNV pelo mundo com a participação de todos

Equipe festival Brasil CNV

Vamos encerrar o evento destacando o que de especial vivemos, integrando experiências e oferecendo escuta para necessidades não atendidas.

20:00 às 21:30

foto da palestra

Pré-Abertura do Festival

Equipe festival Brasil CNV

Que tal uma introdução à comunicação não violenta divertida e interativa para abrir nosso festival? Vamos nos conectar com sentimentos e necessidades de uma forma interativa e conhecer algumas pessoas que estarão conosco no evento! https://www.instagram.com/solardosentir/